Supervisão

SUPERVISÃO


CONCEITO
=> Representa a função de direção exercida no nível operacional da empresa.
=> É também chamada de supervisão de primeiro nível, por se tratar do escalão administrativo mais baixo e elementar dentro da hierarquia da empresa. São aqueles diretamente responsáveis pelas operações diárias da empresa. Os supervisores não dirigem as atividades de outros administradores, mas de executores.
=> Características Básicas da Supervisão de Primeiro Nível ou de Primeira Linha:
=> Representa a Administração Frente ao Pessoal Operacional: Os Supervisores representam a própria empresa perante o pessoal de execução e operação, pois são eles que aplicam as regras, os regulamentos, procedimentos, políticas e diretrizes vindas de cima para baixo.
=> Depende de Perícia Técnica: Enquanto os outros administradores que estão nos níveis institucional e intermediário se orientam mais para o planejamento, organização e controle, os Supervisores precisam conhecer tecnicamente os trabalhos que supervisionam. Precisam ser peritos e profundos conhecedores das tarefas especializadas desempenhadas pelos seus subordinados, pois eles têm que enfrentar os problemas cotidianos e imediatos da sua área.
=> Comunica em Duas Linguagens: Quando se comunica com seus superiores (comunicação ascendente), devem falar a linguagem dos administradores e quando se comunica com seus subordinados (comunicação descendente), deve falar a linguagem dos operacionais, para o pessoal de execução e de operação.
=> Crise Pessoal de Identidade: Os Supervisores de Primeira Linha apresentam uma enorme dificuldade quanto à sua identidade e colocação dentro da hierarquia da empresa. Não são executores (operários), mas não são facilmente aceitos pelos administradores dos níveis mais elevados da empresa. Muito embora um Supervisor seja um administrador colocado no nível operacional, sua atividade, seu status e sua especialização são bastante diferentes, porque ele dirige pessoal operacional.
=> Autoridade Restrita: Em empresas pequenas, os Supervisores podem chegar a ter autoridade completa sobre sua área de atuação. Mas na maioria dos casos, os Supervisores precisam ter um estilo mais democrático, devem adaptar-se às restrições e exigências impostas pelas convenções sindicais, benefícios e direitos adquiridos pelos funcionários etc.
É a função administrativa de direção no nível intermediário da empresa.
=> No que se refere à direção, o nível intermediário é responsável pela condução da atividade humana (motivação, liderança e comunicação). Em outros termos, o nível intermediário é responsável pelo gerenciamento da atividade humana da empresa. Nesse sentido, é imprescindível o conhecimento da natureza humana, já que a empresa é constituída de pessoas que ocupam cargos diferentes em níveis diferentes e realizando tarefas diferentes.
=> E como as pessoas são diferentes entre si, com conhecimentos e especializações diferentes, o papel de gerência torna-se extremamente complexo. E como o gerente realiza os objetivos do departamento por meio de pessoas, a eficiência e eficácia com que consegue desenvolver as tarefas dependem do conhecimento que tiver a respeito das pessoas.
=> A motivação, a liderança e a comunicação constituem os principais meios de dirigir as pessoas dentro da empresa.