Sistemas de Administração

SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO


=> Não existe um sistema único de administração. Varia de acordo com inúmeras variáveis, que acabam diferenciando cada uma das formas de administração.
=> Existem pelo menos 4 sistemas administrativos, a saber:
· Sistema Autoritário-Coercitivo;
· Sistema Autoritário-Benevolente;
· Sistema Consultivo;
· Sistema Participativo.

1. SISTEMA AUTORITÁRIO-COERCITIVO
=> É um sistema administrativo autocrático e forte, coercitivo e arbitrário, e que controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da empresa. É o sistema mais duro e fechado.
=> Suas principais características são:
a) Processo Decisorial => Totalmente centralizado na cúpula da empresa. Todas as ocorrências imprevistas e não-rotineiras devem ser levadas à cúpula para resolução, e todos os eventos devem ser decididos exclusivamente pela cúpula da empresa. O nível institucional fica sobrecarregado com a tarefa decisorial.
b) Sistema de Comunicação => Bastante precário. As comunicações ocorrem sempre verticalmente, no sentido descendente, predominando ordens e raramente orientações. Não existem comunicações laterais. As pessoas não são solicitadas a gerar informações, o que faz com que as decisões tomadas na cúpula se baseiem em informações limitadas e geralmente incompletas e errôneas.
c) Relacionamento Interpessoal => O relacionamento entre as pessoas é considerado prejudicial ao bom andamento dos trabalhos. A cúpula empresarial vê com desconfiança as conversas informais entre as pessoas e procura coibi-las ao máximo. A organização informal é abafada/escondida. Para evitá-la, os cargos e tarefas são definidos para isolar as pessoas umas das outras e evitar o seu relacionamento.
d) Sistema de Recompensas e Punições => Há uma ênfase nas punições e nas medidas disciplinares, gerando um ambiente de temor e desconfiança. As pessoas precisam obedecer às regras e aos regulamentos internos à risca e executar suas tarefas de acordo com os métodos e procedimentos em vigor. Se as pessoas cumprirem fielmente as suas obrigações, elas não estão fazendo nada mais que a sua obrigação. As recompensas são raras e, quando eventualmente ocorrem, são predominantemente materiais e salariais.
=> Esse sistema geralmente é encontrado em empresas que utilizam mão-de-obra intensiva e tecnologia rudimentar, onde o pessoal empregado é de nível extremamente baixo, como ocorre na área de produção das empresas de construção civil, pavimentação de estradas etc.

2. SISTEMA AUTORITÁRIO-BENEVOLENTE
=> É um sistema administrativo autoritário, porém mais suave do que o coercitivo. No fundo, é um sistema autoritário-coercitivo mais condescendente e menos rígido.
=> As principais características do sistema autoritário-benevolente são:
a) Processo Decisorial => É centralizado na cúpula administrativa, permitindo pouca delegação quanto a decisões de pequeno porte e de caráter rotineiro e repetitivo, baseadas em rotinas e sujeitas à aprovação posterior, prevalecendo o aspecto centralizador.
b) Sistema de Comunicações => É relativamente precário, prevalecendo as comunicações verticais e descendentes, embora a cúpula se oriente em comunicações ascendentes, vindas dos escalões mais baixos, como retroação (feedback) de suas decisões.
c) Relacionamento Interpessoal => A organização tolera que as pessoas se relacionem entre si, em um clima de condescendência relativa. A organização informal é considerada ainda uma ameaça aos interesses e objetivos da empresa.
d) Sistemas de Recompensas e Punições => Ainda há ênfase nas punições e nas medidas disciplinares, mas o sistema é menos arbitrário e oferece algumas recompensas materiais e salariais mais freqüentes, e raras recompensas do tipo simbólico ou social.
=> O sistema autoritário-benevolente é freqüentemente encontrado em empresas industriais que utilizam tecnologia mais apurada e mão-de-obra mais especializada, mas mantendo ainda alguma forma de coerção para não perder o controle sobre o comportamento das pessoas (como no caso da área de produção e montagens de empresas industriais).


2. SISTEMA CONSULTIVO
=> É um sistema que pende mais para o lado Participativo do que para o lado Autocrático. Representa um gradativo abrandamento da arbitrariedade organizacional.
=> As principais características do Sistema Consultivo são:
a) Processo Decisorial => É do tipo participativo e consultivo.
Participativo porque as decisões específicas são delegadas aos diversos níveis hierárquicos e devem orientar-se pelas políticas e diretrizes definidas pelo nível institucional para balizar/nortear todas as decisões e ações dos demais níveis.
Consultivo porque a opinião e os pontos de vista dos níveis inferiores são considerados na definição das políticas e diretrizes que os afetam, muito embora essas decisões sejam posteriormente submetidas à aprovação da cúpula da empresa.
b) Sistemas de Comunicações => São previstas comunicações verticais no sentido descendente (mais voltadas para orientação ampla do que para ordens específicas) e ascendente, bem como comunicações laterais entre os pares. 
c) Relacionamento Interpessoal =>O temor e a ameaça de castigos e sansões disciplinares não existem. A confiança depositada nas pessoas já é bem mais elevada, embora ainda não completa e definitiva. A empresa cria condições favoráveis a uma organização informal sadia e positiva.
d) Sistemas de Recompensas e Punições => Há ênfase nas recompensas materiais (como incentivos salariais, atrativos de promoções e novas oportunidades profissionais) e simbólicas (como prestígio e status), embora eventualmente ocorram punições e castigos.
=> O sistema consultivo é usualmente empregado em empresas de serviços (como é o caso dos bancos e financeiras) e em certas áreas administrativas de empresas industriais mais organizadas e avançadas em termos de relações com empregados.


3. SISTEMA PARTICIPATIVO
=> É o sistema administrativo democrático por excelência. É o mais aberto de todos os sistemas.
=> As principais características do sistema participativo são:
a) Processo Decisorial => As decisões são totalmente delegadas aos níveis organizacionais. Embora o nível institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas controla os resultados, deixando as decisões totalmente a cargo dos diversos níveis hierárquicos. Apenas em ocasiões de emergência os altos escalões assumem decisivamente, porém sujeitando-se à ratificação explícita dos grupos envolvidos.
b) Sistema de Comunicações => As comunicações fluem em todas as direções e a empresa faz investimentos em sistemas de informação, pois são básicos para sua flexibilidade e eficiência.
c) Relações Interpessoais => O trabalho é quase totalmente realizado em equipes. A formação de grupos espontâneos é importante para o efetivo relacionamento entre as pessoas. As relações interpessoais baseiam-se principalmente na confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas formais (como descrições de cargos, relações formas previstas no organograma etc.). O sistema permite participação e envolvimento grupal intensos, de modo que as pessoas se sintam responsáveis pelo que decidem e fazem em todos os níveis hierárquicos.
d) Sistema de Recompensas e Punições => Há uma ênfase nas recompensas, principalmente as simbólicas e sociais, embora não sejam omitidas as recompensas materiais e salariais. Muito raramente ocorrem punições, as quais quase sempre são decididas e definidas pelos grupos envolvidos.
=> O sistema participativo é adotado em empresas que utilizam sofisticada tecnologia e onde o pessoal é extremamente especializado e desenvolvido (como é o caso de empresas de serviços de propaganda, de consultoria etc.), onde os profissionais desenvolvem uma atividade extremamente complexa.