Função e Estilos de Direção

FUNÇÃO DE DIREÇÃO


FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

· Planejamento
· Organização 
· Direção
· Controle
=> O nível institucional corresponde ao nível organizacional mais elevado da empresa. É o nível que tem a responsabilidade de manter o relacionamento entre a empresa e o ambiente externo e traçar a estratégia empresarial mais adequada para atingir os objetivos da empresa.
=> O nível institucional:
a) representa a empresa diante dos acionistas, do governo e órgãos regulamentadores, dos fornecedores, dos clientes e do público em geral;
b) é o responsável pela condução dos negócios da empresa;
c) é o responsável pela integração e sintonia das políticas internas em relação à estratégia empresarial;
d) é o nível que dirige a ação empresarial como um todo.

=> É nesse sentido que torna a função administrativa de direção da ação empresarial, uma função importante e de destaque na empresa. Fazer com que as atividades empresariais, as tarefas departamentais e operacionais sejam cumpridas de acordo com o que foi planejado e organizado.
=> Função de direção => voltada para dirigir pessoas, para o desempenho das pessoas.
=> Existem estilos diferentes de administrar pessoas dentro de uma empresa.

ESTILOS DE DIREÇÃO
Douglas McGregor => Distingue dois estilos opostos de direção, baseados em concepções antagônicas/opostas acerca da natureza do homem: a Teoria X e a Teoria Y.
Teoria X
=> Baseia-se nas seguintes premissas sobre a natureza humana:
· O homem é preguiçoso por natureza. Ele evita o trabalho ou trabalha o mínimo possível, em função de recompensas salariais.
· Falta ambição ao homem. Ele não gosta de assumir responsabilidades e prefere ser dirigido e sentir-se seguro.
· O homem é fundamentalmente egocêntrico e seus objetivos individuais opõem-se, em geral, aos objetivos da empresa.
· A sua própria natureza leva-o a resistir às mudanças, pois procura, além de sua segurança, não assumir riscos que o ponham em perigo.
· A sua dependência o torna incapaz de autocontrole e autodisciplina. Ele precisa ser dirigido e controlado.
=> Em função dessas premissas, a administração se caracteriza pelos seguintes aspectos:
a) A administração é responsável pela organização dos recursos da empresa (dinheiro, materiais, equipamentos e pessoas) no interesse exclusivo de seus objetivos econômicos.
b) A administração é um processo de dirigir os esforços das pessoas, incentivá-las, controlar suas ações e modificar o seu comportamento para atender às necessidades da empresa.
c) Sem esta intervenção ativa por parte da direção, as pessoas seriam totalmente passivas em relação às necessidades da empresa, ou mesmo resistiriam a elas. As pessoas devem, portanto, ser persuadidas, recompensadas, punidas, coagidas e controladas. As suas atividades devem ser padronizadas e dirigidas em função dos objetivos e necessidades da empresa.
d) Como as pessoas são primariamente motivadas por incentivos econômicos (salários), a empresa deve utilizar a remuneração como um meio de recompensa (para o bom trabalhador) ou de punição (para o empregado que não se dedicar suficientemente para a realização de sua tarefa).
=> A Teoria X representa o estilo de direção tal como foi definido pela Administração Científica de Taylor, pela Teoria Clássica de Fayol e pela Teoria da Burocracia de Weber, ou seja:
· o cerceamento da iniciativa individual, o aprisionamento da criatividade do indivíduo, o estreitamento da atividade profissional por meio do método preestabelecido e da rotina de trabalho;
· condiciona as pessoas a fazerem exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, independentemente de suas opiniões ou seus objetivos pessoais.
=> Portanto, toda vez que um administrador impuser arbitrariamente e de cima para baixo um esquema de trabalho e passar a controlar o comportamento de trabalho de seus subordinados, ele estará praticando a Teoria X.
Teoria Y
=> A Teoria Y baseia-se nas seguintes premissas a respeito da natureza humana:
· O homem médio não tem desprazer de trabalhar. O trabalho é uma fonte de satisfação e de recompensa (quando é voluntariamente desempenhado) ou uma fonte de punição (quando é evitado pelas pessoas). A aplicação do esforço físico ou mental em um trabalho é tão natural quanto praticar um esporte ou descansar.
· As pessoas não são, por sua natureza intrínseca, passivas ou resistentes às necessidades da empresa. 
· As pessoas têm motivação, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades. O homem deve exercitar a autodireção e o autocontrole em função dos objetivos que lhe são confiados pela empresa. O controle e a ameaça de punição não são os únicos meios de se obter a dedicação e o esforço de alcançar os objetivos empresariais.

· O homem médio aprende não somente a aceitar, mas também a procurar responsabilidade. Fugir da responsabilidade, a falta de ambição e a preocupação exagerada com a segurança pessoal são geralmente conseqüências da experiência insatisfatória de cada um e não uma característica humana inerente a todas as pessoas.
· A capacidade de alto grau de imaginação e de criatividade na solução de problemas empresariais é amplamente distribuída entre as pessoas.
=> Em função dessas premissas, a Teoria Y desenvolve um estilo de direção muito aberto e dinâmico, extremamente democrático. Utilizando-se desse estilo, administrar passa a ser um processo de criar oportunidades, libertar potencialidades, remover obstáculos, encorajar o crescimento individual e proporcionar orientação quanto a objetivos.
=> A administração, segundo a Teoria Y, caracteriza-se pelos seguintes aspectos:
a) A motivação, o potencial de desenvolvimento, a capacidade de assumir responsabilidade, de dirigir o comportamento para os objetivos da empresa, todos esses fatores estão presentes nas pessoas. Não foram criados nas pessoas pela administração. A administração precisa proporcionar condições para que as pessoas reconheçam e desenvolvam, por si mesmas, estas características.
b) A tarefa essencial da administração é criar condições organizacionais e métodos de operação por meio dos quais as pessoas possam atingir melhor os seus objetivos pessoais, dirigindo seus próprios esforços em direção aos objetivos da empresa.
=> A Teoria Y representa o moderno estilo de direção apregoado pela Teoria Comportamental ou de Relações Humanas, onde se propões um estilo de direção francamente participativo e democrático, baseado nos valores humanos e sociais.
=> Enquanto a Teoria X é uma administração por meio de controle impostos ao indivíduo, a Teoria Y é uma administração por objetivos que realça a iniciativa individual.
=> A Teoria X se fundamenta em uma série de pressuposições errôneas acerca do comportamento humano e apregoa um estilo de direção mediante fiscalização e o controle rígido (cumprimento do horário de trabalho, execução de tarefas por meio de métodos ou rotinas e procedimentos padrões, medidas disciplinares etc.).
=> Segundo a Teoria Y, administrar é um processo de criar oportunidades, liberar potenciais rumo ao auto-desenvolvimento das pessoas.
PREMISSAS DA TEORIA X
PREMISSAS DA TEORIA Y
· As pessoas são preguiçosas por natureza.
· As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer.
· As pessoas evitam o trabalho.
· O trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar.
· As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras.
· As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios.
· As pessoas precisam ser controladas e dirigidas.
· As pessoas podem ser auto-motivadas e auto-dirigidas.
· As pessoas são ingênuas e sem iniciativa.
· As pessoas são criativas e competentes.

TEORIA Z
=> É a teoria de liderança e direção de William Ouchi, que acentua planejamento a longo prazo, decisão por consenso e lealdade forte e mútua entre chefe e empregados.
=> A chave para aumentar a produtividade é ter os empregados interessados, com o uso de técnicas como a de círculos de qualidade, desenvolvimento de habilidades interpessoais e ampliação das oportunidades e desenvolvimento da carreira.
=> Ouchi comparou a indústria japonesa e a americana, e constatou as seguintes diferenças:
ORGANIZAÇÕES JAPONESAS
ORGANIZAÇÕES AMERICANAS
- Os empregos são vitalícios.
- A avaliação e a promoção são lentas.
- As carreiras não são especializadas.
- Utilizam-se de técnicas de controle implícitas ou de auto-controle.
- Responsabilidade coletiva.
- Preocupação com toda a organização.
- Os empregos são a curto prazo.
- Avaliação e promoção rápidas.
- Rumos da carreira especializados.
- Técnicas de controle explícitas.
- Responsabilidade individual.
- Preocupação com partes da organização.